Software de campanha...


Quantos votos têm o meu Computador Pessoal? Do monitor à urna, num clic.

O trabalho de campanha é uma das tarefas que o computador não conseguiu ainda substituir. Por muito que custe aos candidatos, deverão seguir com o fastidioso dever de visitar um por um os municípios, as cidades, as vilas, as comunidades rurais, se querem ser eleitos. Nem pensar, esquecer a visita a cada um dos dirigentes políticos, a cada um dos presidentes de câmara, a cada um dos notáveis de ontem e de hoje de cada lugar.

Ainda assim, o computador presta-nos serviços inestimáveis. Todos sabemos que todo o bom candidato deve ter uma memória prodigiosa para lembrar-se de nomes, rostos e situações. Pois bem, que candidato pode exibir a façanha de memorizar 100 gigabytes de informação? Ou de administrar os seus dados com uma memória RAM de 512 megabytes? Neste terreno o nosso PC é um candidato imbatível.

O software para campanhas eleitorais começou por ser, antes de nada, uma base de dados com uma interface adaptada ao uso em campanhas. Alguns dos principais programas para uso em campanhas derivam directamente de famosos programas de bases de dados. O melhor exemplo é o programa Voter Access que, que com este nome, não deixa dúvidas sobre qual a sua finalidade.

O uso principal de este tipo de software é a administração de informação vital para a campanha. Esta informação tem que ver obviamente com os eleitores, mas também com as fontes de financiamento e com a sua organização interna.

No que diz respeito aos eleitores, estes programas classificam-nos por segmentos e administram informação para envio de mailing e todo tipo de contacto directo com o eleitorado. De forma recíproca, algumas técnicas de contacto directo, como o Canvassing, permitem nutrir e fortalecer a base de dados classificando os eleitores pela sua proximidade relativa ao candidato e pela probabilidade de que cada eleitor votar ou não no nosso proyecto.

No que diz respeito ao “fund raising” estes programas administram listas preexistentes de possíveis contribuintes da campanha.

Cada software tem diferentes opções, a maioria baseia-se nas equipas do cliente, mas alguns estão baseados na web. Existem programas para campanhas nacionais e outros para campanhas locais. Alguns programas combinam bases de dados com software geográfico e planeamento no terreno. Frequentemente agregam-se-lhe ferramentas de e-marketing, como sites na net de campanha pré-desenhados, modelos para cartas, mail pessoal, etc.

 

Campaign Commander: http://www.timelesstech.com

Win Campaign: http://www.win-campaign.com

Voter Access: http://www.voteraccess.com

Back Office: http://www.completecampaigns.com 

Elect: http://www.electinc.com

Trail Blazer: http://www.trailblz.com

Voter Track: http://www.votertrack.com

CamPane: http://www.votes4u.com

FILPAC: http://www.filpac.com

Digital Campaigns: http://www.digicamp.com

Best Vote: http://www.bestvote.com

Political Opsware: http://www.cubistix.com

Visteva e-Campaign: http://www.visteva.com

Campaign Catapult: http://www.campaigncatapult.com